sábado, 6 de abril de 2013

Leite vegetal: conheça os tipos e aprenda a fazer

O leite que bebemos hoje está longe de ser o mesmo leite que bebiam os nossos antepassados. O modo de produção mudou – e muito – e, com essa mudança, o próprio leite se modificou. Pesquisadores da Universidade de Harvard, coordenados pelo Dr. Ganmaa Davaasambuu, chegaram a conclusão de que o leite pasteurizado não é um alimento natural perfeito e teria relação com o aparecimento de tumores hormônio-dependentes tais como os de ovários, testículos e mama.

Já não tomo leite de origem animal há alguns anos e, desde esse tempo, pesquiso alternativas vegetais e naturais, se possível, orgânicos. Não me adaptei bem aos leites de soja ( que, em sua grande maioria, são provenientes de soja transgênica) e os leites de arroz disponíveis no mercado são muito caros.

Abaixo compartilho algumas receitas de leites vegetais que consumo atualmente. Além de ser uma excelente alternativa ao consumo de leite de origem animal, principalmente para pessoas alérgicas ou intolerantes à lactose, que sofrem com excessos de mucos ou que têm problemas na pele, o leite vegetal aporta grandes quantidades de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, como o ômega 3.

O preparo desses leites é bem simples e econômico, em geral usa-se somente sementes e água. Você precisará de um liquidificador, moedor de sementes (opcional, e desnecessário em alguns casos) e um coador fino de pano.

Para adoçar, use a criatividade e abuse das especiarias: mel, cacau, açúcar mascavo, rapadura, canela, cravo, frutas secas, cardamomo, gengibre e muitos outros. Também é possível fazer deliciosas e nutritivas vitaminas de frutas. Com os resíduos do preparo, pode-se preparar biscoitos, bolos e muitas outras receitas.

blanco

Princípios fundamentais para fazer qualquer tipo de leite:

  • Deixar as sementes de molho em água por um tempo suficiente para deixá-las mais macias. Em média, de 10 a 24 horas são suficientes.
  • Usar uma quantidade apropriada de semenes e, de preferência, utilizar sementes orgânicas
  • Seja criativo. Agregue frutas de acordo com seu gosto.

Receitas de leites vegetais

LEITE DE AMÊNDOAS:

A amêndoa é uma das sementes oleaginosas mais nutritivas e é altamente alcalina. Aporta mais cálcio que o leite de vaca. Este leite é ideal para o sistema nervoso e é muito digestiva, além de não produzir fermentação. Fiz esse leite e os restos das amêndoas usei para um delicioso bolo de banana.

catsblanco

 

LEITE DE COCO:

Entre os meus preferidos, o leite de coco é simples de fazer e tem um gosto espetacular.

leite de cocoblanco

 

LEITE DE ARROZ:

leche-de-arroz-composicion-y-beneficios-2blanco

 

LEITE DE AVEIA:

Eis o meu preferido, tanto pela praticidade, funcionalidade e sabor quanto pela economia. Usualmente, o preparo com farinha de aveia, mas também dá bons resultados com farelo de aveia fino e médio. A única diferença é que, nos dois últimos casos, o tempo de molho é maior enquanto que no primeiro o preparo do leite é instantâneo, bastam duas colheres de sopa para um copo com água. Com as sobras da aveia, pode-se preparar bolos, biscoitos ou usá-las durante o banho para hidratar a pele.

O leite de aveia é rico em fibras favorecendo o peristaltismo intestinal e atuando como um gel que suavisa as mucosas intestinais. Também é um leite sedante e relaxante do sistema nervoso central. (Para casos de ansiedade, deixar de molho durante a noite uma colher de aveia em um copo de água. Beber no dia seguinte pela manhã).

Conheço duas receitas de leite de aveia que compartilho abaixo. Prefiro a primeira pela praticidade.

aveiablanco

LEITE DE LINHAÇA:

O leite de linhça é altamente nutritivo e rico em proteinas. Aporta ácidos graxos essenciais, principalmente ômega 3. Este leite é uma ótima nutrição para a flora intestinal e para proteger as mucosas.

LINHAÇAblanco

LEITE DE QUINUA:

O leite de quinua é muito nutritivo e é especialmente usado nos países andinos para alimentar as crianças.

quinuablanco

LEITE DE GERGELIM:

As sementes de gergelim são muito ricas em ácidos graxos essenciais, lecitina, minerais e vitaminas. A lecitina é uma gordura fosforada e um nutriente para as células cerebrais. O leite de gergelim tem mais cálcio que o leite de vaca. 100g de sementes de gergelim não torradas possuem 1125mg de cálcio, enquanto que dois copos de leite de vaca contém só 500mg.

lechesesamoblanco

 

LEITE DE AMENDOIM:

MANIblanco

 

LEITE DE AVELÃ:

Sem dúvida, um dos leites vegetais mais gostosos devido ao gostinho de Nutella. ❤ Depois de pronto, adicione uma colher de cacau em pó e adoce a gosto.

AVELÃblanco

 

Com informações do site Ecocosas

1 comentario:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Buscar este blog